Sábado, 4 de Junho de 2011
O curioso é que tanto no Rossio, como na Rua Augusta, grupos de noruegueses mostravam ter um teor de alcolemia bem elevado, sem qualquer preocupação, e manifestando-se bem ruidosamente!
E ainda bem, pois devemos continuar a ser assim, Hospitaleiros, a bem da nossa economia nesta Global Economia.
Mas, saído do Forno do Alfarrabista onde assisti a um evento de Fado solto, tinha decidido passar pela Acampada, apesar de ter prometido a mim mesmo que só passaria por lá depois das eleições.
Pois respeito quem tem uma opinião diversa da minha, e entende que a Democracia passa mais por Assembleias assim, espontâneas, que pelo voto secreto e directo colocado nas urnas.
De facto, sendo eu um partidário, socialista, não me pareceu adequado, em período eleitoral, querer participar nesta actividade Assemblista.
Confesso que, por isso, tinha decidido passar somente, para matar a curiosidade e nada dizer, ouvir um pouco e seguir para a minha vida.
No entanto, quando cheguei, verifiquei que havia zanga no ar e a zanga resultava de a policia, (a Municipal, ouvi depois na rádio), ter decidido deitar abaixo, ao que parece, um toldo e uns cartazes e, perante os protestos ter decidido investir violentamente contra os presentes e, ainda por cima, ter prendido, ou 3 ou duas pessoas das presentes.
Bem, estes Jovens e menos Jovens que mantiveram esta Acampada por mais de 15 dias no Rossio, até ao dia de hoje não tinham sido incomodados, nem tinham incomodado.
Sendo certo que o Rossio, como Praça que é e como escreveu Castro Alves, é do Povo como os Céus são do Condor e que este Grupo de Jovens nada tinham feito até ao momento que justificasse este comportamento policial.
E sobretudo hoje, neste dia de Reflexão, (é assim que está estabelecido ser o dia anterior a umas eleições).
Na verdade, teremos cada vez mais, de saber conviver com visões, elas também cada vez mais diversas, sobre o nosso presente e sobre o nosso Futuro, se queremos encontrar uma via neste momento de absoluta Incerteza em que não há leader que seja capaz de dizer qual o caminho certo, pois op máximo que sabemos, hoje, é que todos os caminhos são Incertos.
E, por outro lado, se aceitamos que os eleitores votem por via electrónica, se os caminhos da Individualidade, estão reconhecidos no direito de se poder votar, com razões plausíveis, antes da data das eleições, então há, em Democracia, que saber atender aos que vêm a Democracia em Lógica Assemblista e com eles saber debater também.
Espero que este acto de violência estúpido não seja um indício do que vem aí entre os que a todo o custo e em moldes por vezes pouco adequados esperam que Portugal mude de rumo político, pois do anterior Governo nada veio até ao dia de hoje, que fosse impeditivo destes Cidadãos se reunirem e debaterem em praça publica.
Em Democracia, há caminho múltiplos para a expressão de vontades, não existem só os tradicionais caminhos dos partidos políticos, dos sindicatos, etc, e este caminho Assemblista merece tanto respeito quanto outro qualquer.
Sobretudo porque a sua forma de expressão foi sempre pacifica, não violenta, e pretendendo gerar antes do mais, Debates.
Ouvi na rádio que a policia dizia que não havia ninguém preso, mas ouvi também na Assembleia que decorria de forma bem pacifica, apesar da zanga no ar, que um ou uma advogada procurava ainda saber dos 2 ou três cidadãos presos, e nada dizia sobre a desnecessária e estúpida carga policial havida.
Sou dos que entende que a Policia portuguesa tem mudado enormemente e positivamente, por isso espanta-me esta atitude infantil sobre Pessoas que pacificamente e bem menos ruidosamente que os Noruegueses ao lado e na rua Augusta, se expressam no Rossio.
E, além de me espantar, escandaliza-me, pois em pleno momento de reflexão política estas atitudes autoritárias são de penalizar imediatamente quem as faz, já que sei distinguir uma corporação de uns tantos nessa corporação.
Quem praticou esta estúpida violência, sob que ordens estava e que penalização tiveram, eis o que urge saber, além, claro de se Libertar, de imediato e com um pedido de desculpas quem foi detido.
Joffre Justino
E-mail : jjustino@epar.pt
Blog pessoal: coisasdehoje.blogs.sapo.pt/
Remover desta lista de distribuição